Conheça Nossas Sugestões em produtos para sua Saúde e bem Estar... Eu Quero !
Ozempic pode causar queda de cabelo?
Ozempic pode ajudar em sua jornada para perder peso, mas pode provocar queda ou perda de cabelo. Saiba se Ozempic causa queda de cabelo e o que você pode fazer a respeito.
Seguindo as tendências, é impossível falar em perda de peso sem Ozempic. É uma marca associada à injeção de Semaglutida aprovada pela Food and Drug Administration (FDA) dos EUA para tratar diabetes tipo 2, mas também é frequentemente recomendada como tratamento para perda de peso. Pode ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue e também a perder peso. Embora muitas pessoas com diabetes o usem, mesmo os não diabéticos recorrem a esse medicamento para perder peso. Tem benefícios, mas também pode ter efeitos colaterais como dor abdominal e dor de cabeça. Alguns até acreditam que o Ozempic causa queda de cabelo. Este é um efeito colateral potencial com o qual você deve se preocupar?
Quais são os efeitos colaterais do Ozempic?
A semaglutida (Ozempic) é conhecida por sua eficácia no tratamento do diabetes tipo 2. Depois que o FDA o aprovou para perda de peso em 2021, muitos começaram a usá-lo para combater a obesidade. Mas existem alguns efeitos colaterais do Ozempic ou da semaglutida listados pelo FDA:
- Náusea
- Dor abdominal
- Desmaio
- Dor de cabeça
- Enxaqueca
- Desidratação
- Pancreatite aguda
- Cálculos biliares
Esses efeitos adversos podem estar relacionados a erros de dosagem, algo que pode acontecer quando as pessoas não consultam um médico e não o autoadministram. Segundo Ozempic, você começará com uma dosagem de 0,25 mg em uma semana. Você seguirá isso por quatro semanas.
Ozempic causa queda de cabelo: verdadeiro ou falso?
Embora este suplemento para perda de peso possa levar a alguns efeitos colaterais, é um debate se o Ozempic causa queda de cabelo ou não. A análise atual é feita por vários estudos, incluindo o estudo de 2021 publicado no The Journal of the American Academy of Dermatology. Os pesquisadores descobriram que a Semaglutida (Ozempic) não aumenta significativamente o risco de queda de cabelo.
Outro estudo publicado no The Journal of the American Academy of Dermatology, a perda de cabelo não foi oficialmente listada como um efeito colateral da Semaglutida (Ozempic) na dosagem semanal de 0,25 a 2 mg. No entanto, os pesquisadores descobriram que com uma dose semanal de 2,4 mg, 3% dos participantes relataram queda de cabelo, em comparação com apenas 1% das pessoas que tomaram placebo. Isso pode fazer alguns acreditarem que o Ozempic causa queda de cabelo. “Mas não há conexão direta entre o medicamento para perder peso e a queda de cabelo”, diz a dermatologista Dra. Rupika Singh.
Como o Ozempic causa queda de cabelo?
Aqui estão algumas causas indiretas de queda de cabelo relacionadas a este medicamento para perda de peso:
1. Declínio repentino de peso
Por ser um potente inibidor de apetite, o Ozempic causa menor consumo calórico e auxilia na perda de peso. “A mudança repentina no peso corporal ativa uma condição temporária chamada eflúvio telógeno”, afirma o especialista. Este distúrbio do couro cabeludo caracterizado pela queda excessiva de cabelo é uma das causas mais comuns de alopecia, conforme pesquisa publicada na Cureus em 2020. Neste caso, os folículos capilares passam da fase de crescimento (ou fase anágena) para a fase de repouso (ou fase telógena).
2. Insuficiência alimentar
Quando o valor calórico dos alimentos é reduzido, isso pode afetar a quantidade de nutrientes que seu corpo recebe. “Seu corpo pode não receber ferro, zinco, biotina, gorduras essenciais e proteínas, todos necessários para o crescimento saudável do cabelo”, diz o Dr.
3. Mudança hormonal
Quando o peso muda rapidamente, o corpo pode sofrer um desequilíbrio hormonal, levando à queda de cabelo. Os hormônios que podem ser afetados pela mudança de peso incluem cortisol, hormônios da tireoide e hormônios sexuais, como o estrogênio.
4. Estresse
O estresse pode ser outro fator que pode estar em jogo aqui. Você pode pensar que Ozempic causa queda de cabelo devido à ligação entre perda de peso e estresse. Em algumas pessoas, o estresse pode levar à perda de apetite.
Ozempic causa queda de cabelo: o que pode desencadear isso?
- Se houver uma perda repentina de peso corporal, há grandes chances de desenvolver eflúvio telógeno.
- Existe uma maior possibilidade de queda de cabelo no caso de deficiências de nutrientes pré-existentes, como ferro, zinco, biotina e vitamina D.
- A prevalência de condições médicas crônicas, como diabetes, pode acelerar a queda de cabelo em pessoas que optam pelo Ozempic. Durante um estudo de 2019, publicado no International Journal of Women's Dermatology, o diabetes tipo 2 foi associado a um risco aumentado de 68% de queda grave de cabelo, especialmente na parte central do couro cabeludo.
- Se houver história genética na família de alopecia androgenética, aumenta o risco de queda de cabelo.
- Certas fases do ciclo de vida de uma mulher, como a menopausa ou a perimenopausa, podem desencadear ainda mais a queda de cabelo devido a alterações hormonais.
Ozempic causa queda de cabelo: saiba como tratar
Se você acredita que Ozempic causa queda de cabelo e está percebendo os sinais, opte pelas seguintes opções de tratamento:
1. Suplementos nutricionais
Para cabelos mais fortes, consuma leite e derivados, além de ovos, que são fontes de proteína. “Além disso, consuma alimentos ricos em zinco, ferro, biotina ou tome suplementos de vitamina D para promover o crescimento do cabelo”, afirma a especialista. Mas verifique com seu médico antes de tomar suplementos.
2. Aplicação tópica
Se você acha que Ozempic causa queda de cabelo e está preocupado com isso, use minoxidil para promover o crescimento do cabelo. “Pode ajudar pessoas com eflúvio telógeno, mas deve ser consistente com a aplicação. Use-o por pelo menos 3 a 6 meses para notar as mudanças positivas.
3. Tratamentos médicos
Existem muitos tratamentos que promovem o crescimento do cabelo. “A lista inclui terapia com plasma rico em plaquetas e terapia com laser de baixa intensidade”, afirma o especialista. Na terapia com plasma rico em plaquetas, seu próprio sangue será usado para o crescimento do cabelo. Já na terapia a laser de baixa intensidade, será usada luz monocromática de baixa potência para deixar o cabelo mais forte.
4. Óleos e soros capilares
Para melhorar a circulação sanguínea no couro cabeludo, o que auxilia no crescimento do cabelo, faça massagens regulares no couro cabeludo. “Use óleos essenciais como óleo de argan e óleo de alecrim para o crescimento do cabelo durante essas massagens no couro cabeludo”, sugere a especialista. Você também pode usar soros contendo niacinamida ou peptídeos para ter uma haste capilar mais forte.
5. Ingredientes naturais
Se você acredita no poder dos remédios caseiros, opte por ashwagandha e ginseng. Durante um estudo de 2018, publicado no International Journal of Molecular Sciences, descobriu-se que o ginseng tem potencial terapêutico para o crescimento do cabelo. Em outro estudo, publicado no Journal of Ayurveda and Integrative Medicine em 2023, ashwagandha (soro) tópico ajudou a melhorar o crescimento do cabelo.
6. Monitoramento frequente da saúde
Em vez de se perguntar se o Ozempic causa queda de cabelo, faça exames de saúde para descobrir o motivo. O seu médico poderá lhe dizer se o estresse, as deficiências nutricionais ou outros fatores estão causando a queda de cabelo. Conseqüentemente, seu médico irá sugerir opções de tratamento.
Se você estiver usando um medicamento para perder peso como o Ozempic e estiver enfrentando queda de cabelo, pode pensar que os dois estão conectados. Mas não há verdade na crença de que Ozempic causa queda de cabelo. Escolha a dosagem certa após consultar o seu médico, alimente-se de forma saudável e reduza o estresse para evitar a queda de cabelo enquanto perde peso.
Perguntas frequentes relacionadas
A queda de cabelo causada pelo Ozempic é reversível?
Sim, a queda de cabelo durante o tratamento com Ozempic é principalmente temporária e pode ser revertida, especialmente se a causa for eflúvio telógeno. Após a perda de peso, os folículos capilares entram novamente na fase de crescimento e aparecem dentro de 3 a 6 meses.
Como prevenir a queda de cabelo enquanto toma Ozempic?
Para um crescimento adequado do cabelo, concentre-se em estar bem hidratado. Além disso, siga uma dieta saudável, rica em nutrientes como proteínas, ferro, zinco, biotina e vitamina D, e pratique atividades físicas regulares. Após a aprovação do seu profissional de saúde, você pode tomar um suplemento multivitamínico. Os produtos para os cabelos que você usa devem ser suaves e não devem conter sulfato ou parabenos.
Saúde Molecular
By Team
As informações oferecidas no blog são somente para o seu conhecimento. NUNCA substituem avaliação, diagnóstico, tratamento ou acompanhamento de profissionais de saúde e médicos. Sempre Consulte um profissional de saúde !