Conheça Nossas Sugestões em produtos para sua Saúde e bem Estar... Eu Quero !

Dor de cabeça causada pelo calor: causas, sintomas e prevenção
Dores de cabeça causadas pelo calor são comuns entre as pessoas durante o verão. Aqui estão os sintomas, causas e tratamento das dores de cabeça causadas pelo calor.
O verão significa longos dias de sol e o calor escaldante desgasta você. Não parece ótimo, não é? Mas é isso que acontece e você também corre o risco de ter dor de cabeça causada pelo calor.
Dores de cabeça são ocorrências comuns, mas se tornam mais frequentes durante o verão. Desidratação, exaustão pelo calor, poluentes subjacentes e várias outras coisas podem contribuir para uma dor de cabeça causada pelo calor. Se você sentir dor de cabeça à medida que a temperatura sobe, aqui está tudo o que você precisa saber.
O que é uma dor de cabeça causada pelo calor?
Uma dor de cabeça causada pelo calor ou dor de cabeça induzida pelo calor ocorre quando você é exposto a altas temperaturas ou calor. Normalmente se desenvolve quando seu corpo fica superaquecido e luta para regular sua temperatura adequadamente. Isso pode acontecer por diversos motivos, como clima quente, exposição prolongada ao sol, atividade física extenuante em ambientes quentes ou até mesmo passar algum tempo em saunas ou banheiras de hidromassagem.
O tempo quente pode causar dor de cabeça?
O calor excessivo pode causar dores de cabeça, diz a especialista em medicina interna, Dra. Divya Gopal. No entanto, este pode não ser sempre o caso.
Às vezes, a reação do seu corpo ao calor também pode causar dores de cabeça. As dores de cabeça induzidas pelo calor podem ser exacerbadas por estímulos relacionados ao clima, como brilho solar, umidade excessiva, luz forte e mudanças abruptas na pressão barométrica. A desidratação também é outra causa frequente. Seu corpo precisa de mais água em temperaturas mais altas para compensar os fluidos perdidos pela transpiração.
A desidratação também pode afetar os níveis de serotonina, que também podem variar devido ao clima, o que pode agravar ainda mais as dores de cabeça.
Doenças relacionadas ao calor, como a exaustão pelo calor, que tem como um dos sintomas a dor de cabeça, têm maior probabilidade de ocorrer com a exposição prolongada a altas temperaturas. Assim, é importante descartar condições relacionadas ao calor, como exaustão pelo calor ou mesmo insolação, caso você tenha dor de cabeça após sair em clima quente, explica o especialista.

Quais são os sintomas das dores de cabeça causadas pelo calor?
Os sinais e sintomas de dores de cabeça causadas pelo calor podem variar de uma pessoa para outra. De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças, alguém com dor de cabeça pode apresentar outros sintomas além da dor de cabeça, incluindo:
- Náusea
- Tontura
- Cãibras musculares ou rigidez nos músculos
- Desmaio
- Sede intensa que não passa mesmo após a ingestão de líquidos.
- Pele fria
- Pulso rápido ou fraco
Se não forem tratados, esses sinais e sintomas podem até causar insolação. Certifique-se de consultar alguém imediatamente para evitar complicações. No entanto, se estes sintomas não acompanharem a dor de cabeça, esta pode manifestar-se como exaustão, sensibilidade à luz, desidratação ou uma sensação de latejamento ou entorpecimento na cabeça.
Como prevenir dores de cabeça causadas pelo calor?
Aqui estão algumas das maneiras mais eficazes de evitar dor de cabeça causada pelo calor, conforme explica o especialista:
1. Evite passar tempo ao ar livre
Você pode evitar a exposição durante os horários de pico, quando o sol está mais forte e a temperatura é mais quente. Você deve limitar as atividades ao ar livre durante os horários mais quentes do dia. Se estiver fora de casa, procure sombra para diminuir a exposição ao calor intenso.
2. Evite a desidratação
A desidratação é um dos sintomas da dor de cabeça causada pelo calor ou exaustão, você deve tentar evitá-la mantendo-se hidratado. Beba muita água, especialmente quando estiver ao ar livre em dias quentes.
3. Cuidado com o que você veste
Além de acessórios de proteção como bonés e óculos de sol, usar roupas leves e arejadas também pode ser benéfico.
4. Mantenha o equilíbrio eletrolítico
As bebidas esportivas que substituem os eletrólitos também podem ajudá-lo a se manter hidratado e a manter o equilíbrio eletrolítico ao treinar em ambientes fechados. Confira algumas bebidas saudáveis ricas em eletrólitos que você pode consumir para prevenir a desidratação.
5. Alimente-se de forma saudável
A nutrição é muito importante e você deve seguir uma dieta balanceada, rica em alimentos com alto teor de água. Faça uma dieta balanceada contendo todos os nutrientes essenciais. Evite bebidas com cafeína durante o tempo quente.
6. Use terapia fria
Se você sentir dor de cabeça causada pelo calor ou sentir que a temperatura do corpo está aumentando, use uma bolsa fria ou de gelo para normalizar a temperatura do corpo.

7. Use protetor solar
Reaplicar protetor solar com frequência e evitar exposição prolongada a altas temperaturas também pode ajudar a reduzir o risco de dores de cabeça relacionadas ao calor.
Se você ou alguém que você conhece apresentar esses sintomas, consulte um médico e tome precauções quando necessário.


