Dermatite atópica vs dermatite de contato: conheça as diferenças

 

A dermatite atópica e a dermatite de contato são condições que causam coceira. Então, eles são iguais? Aqui estão as principais diferenças entre dermatite atópica e dermatite de contato.

A dermatite atópica e a dermatite de contato são dois tipos de eczema, uma condição conhecida por causar coceira e vermelhidão na pele. Eles podem resultar em desconforto e interferir na vida diária. Ambas as doenças da pele podem ser desencadeadas por fatores ambientais e requerem tratamentos calmantes semelhantes, como hidratantes e compressas frias.

Existem semelhanças entre os dois, mas não são iguais. Um deles tem mais a ver com genética. Uma pessoa pode ter os dois problemas de pele ao mesmo tempo, por isso pode ser difícil diferenciá-los. Contamos a você as principais diferenças entre a dermatite atópica e a dermatite de contato.

O que é dermatite atópica?

A dermatite atópica é uma doença inflamatória crônica da pele caracterizada por pele com coceira, vermelhidão e ressecamento. Muitas vezes ocorre em pessoas com histórico familiar de alergias ou asma e pode ser desencadeada por fatores ambientais e estresse, diz a dermatologista Dra. Rupika Singh.

 

Close View of Womans Face

O que é dermatite de contato?

Dermatite de contato é um tipo de inflamação da pele que acontece quando a pele é exposta a um irritante ou alérgeno. Ela resulta em erupções cutâneas vermelhas, com coceira e, às vezes, bolhas no local do contato.

Quais são as diferenças entre dermatite atópica e dermatite de contato?

A dermatite atópica e a dermatite de contato compartilham semelhanças, pois ambas causam vermelhidão, inflamação e coceira na pele. Aqui está o que os torna diferentes:

1. Genes

Dermatite atópica é uma condição crônica, genética, com manchas vermelhas, escamosas e que coçam, desencadeada por fatores ambientais. Dermatite de contato, que normalmente não é hereditária, é uma reação aguda a irritantes ou alérgenos, causando vermelhidão e inflamação localizadas, diz o especialista.

2. Localização

No caso da dermatite atópica, a localização é principalmente a parte do corpo que se curva ou dobra. Assim, ocorre nas dobras dos cotovelos, tornozelos, atrás das orelhas e joelhos e na parte frontal do pescoço. A dermatite de contato pode ser encontrada em qualquer parte do corpo, pois ocorre no local da exposição ao alérgeno. Assim, eles podem ser vistos não apenas nas dobras do corpo, mas em outras partes, como estômago e mãos.

3. Idade

A dermatite atópica afeta principalmente crianças, especialmente aquelas com cinco anos ou menos. A dermatite de contato, por outro lado, não é muito comum em crianças.

4. Diagnóstico

O diagnóstico para dermatite atópica envolve histórico médico e, às vezes, biópsia, enquanto a dermatite de contato usa teste de contato, diz o Dr. Singh. Para isso, pequenos adesivos serão revestidos com diferentes substâncias na sua pele. Um médico verá se alguma dessas substâncias causa uma reação.

5. Tratamento

Os tratamentos para a dermatite atópica são hidratantes para manter a hidratação da pele e corticosteróides tópicos para reduzir a inflamação. O tratamento para a dermatite de contato consiste em evitar irritantes ou alérgenos identificados, emolientes para acalmar a pele e anti-histamínicos orais para coceira.

Os remédios caseiros funcionam?

Os remédios caseiros que funcionam tanto para dermatite atópica quanto para dermatite de contato incluem usar hidratantes suaves e sem fragrância para hidratar a pele, aplicar compressas frias para reduzir a coceira e a inflamação, tomar banhos de aveia para aliviar a irritação e evitar gatilhos conhecidos. Além disso, usar sabonetes e detergentes suaves e hipoalergênicos pode ajudar a prevenir crises, diz o especialista.

 

Farinha de aveia para dermatite atópica ou tratamento de dermatite de contato

Uma pessoa pode ter dermatite atópica e dermatite de contato ao mesmo tempo?

Algumas pessoas podem ter dermatite atópica e dermatite de contato ao mesmo tempo, de acordo com uma pesquisa publicada no American Journal of Clinical Dermatology em 2018. A dermatite atópica, uma condição crônica, pode deixar a pele mais sensível e propensa a irritações, aumentando o risco de desenvolver dermatite de contato após exposição a irritantes ou alérgenos, diz o especialista.

A dermatite atópica e a dermatite de contato são semelhantes em muitos aspectos, mas conhecer as diferenças pode ajudar a identificar e obter o tratamento adequado.

 

 

artificial intelligence, brain, think
Saúde Molecular

By Team
As informações oferecidas no blog são somente para o seu conhecimento. NUNCA substituem avaliação, diagnóstico, tratamento ou acompanhamento de profissionais de saúde e médicos.  Sempre Consulte um profissional de saúde !