Conheça Nossas Sugestões em produtos para sua Saúde e bem Estar... Eu Quero !
Como reduzir a melanina para controlar a pigmentação da pele?
A melanina dá cor à nossa pele. No entanto, o excesso pode levar à hiperpigmentação. Saiba como reduzir a produção de melanina.
A melanina é um pigmento que dá cor à pele, cabelos e olhos. A melanina é produzida por células chamadas melanócitos, que estão presentes nas camadas externas da pele. Cada pessoa tem aproximadamente um número igual de melanócitos.
No entanto, as células de algumas pessoas criam mais melanina, bem como alguns tipos específicos de melanina, do que outras. Mais melanina significa ter uma pele mais escura. Às vezes, a melanina pode se acumular em certas áreas, causando escurecimento da pele, o que é chamado de hiperpigmentação. A questão é: você pode reduzir a produção de melanina na pele?
Como reduzir a melanina?
A melanina é o composto que dá cor à pele, cabelos e olhos. O excesso de melanina não é prejudicial à pele ou ao corpo, exceto que pode causar hiperpigmentação da pele levando a manchas colorretais escuras, diz o dermatologista Dr. Sachith Abraham.
O excesso de produção de melanina pode ocorrer devido à exposição solar, alterações relacionadas à idade, desequilíbrios hormonais e lesões na pele.
No entanto, a quantidade de melanina em excesso que pode ser produzida é determinada pela genética. O excesso de melanina também pode causar doenças de pele como melasma, líquen plano pigmentoso ou hiperpigmentação difusa da pele. Algumas maneiras naturais de reduzir a produção de melanina incluem:
1. Limite a exposição solar
A melanina serve para proteger a pele dos danos do sol. A superexposição ao sol aumenta a produção de melanina na pele. O excesso de pigmentação pode ser evitado aplicando regularmente protetor solar com FPS 50 no mínimo e usando chapéus de abas largas para proteção solar, afirma a especialista.
De acordo com a Academia Americana de Dermatologia, o melhor protetor solar tem amplo espectro, tem Fator de Proteção Solar (FPS) igual ou superior a 30 e é resistente à água. Tenha em mente que usar protetor solar não garante 100% de proteção contra os raios UV do sol.
Para cobrir o risco de produção excessiva de melanina devido à exposição solar, você pode considerar rrestringindo sua exposição solar, especialmente durante os horários de pico. Se você precisar sair, cubra seu corpo usando roupas de proteção, como óculos escuros, mangas compridas e chapéu.
2. Auxílio Natural
Algumas pessoas encontram bons resultados quando se trata de clarear a pele com alguns remédios naturais. O tempo de duração dos remédios naturais ainda não está claro, mas você precisa ser paciente enquanto os experimenta. Além disso, esses remédios funcionam por um curto período, então você precisa ser consistente com sua rotina. Alguns desses remédios naturais incluem:
Cúrcuma: De acordo com um estudo de 2012 da Phytotherapy Research, o composto ativo presente na cúrcuma pode reduzir a síntese de melanina. O composto, chamado curcumina, funciona impedindo a tirosinase. Isso reduz a capacidade dos melanócitos de criar mais melanina.
Gel de aloe vera: O gel de aloe vera diminui a produção de melanina após a exposição solar. A planta contém uma substância chamada aloesina, que é conhecida por suprimir a tirosinase, de acordo com um estudo de 2021.
Suco de limão: Algumas pessoas aplicam suco de limão para reduzir a pigmentação da pele. Isto pode ser devido ao alto teor de vitamina C nele contido. De acordo com o Journal of Clinical and Aesthetic Dermatology, a vitamina C pode dificultar a atividade da tirosinase, impedindo a formação de melanina. Mas uma palavra de cautela: o suco de limão pode ser áspero quando aplicado na pele. Portanto, dilua bem antes de aplicar na pele.
Clareamento da pele: Quando você branqueia a pele com um produto clareador como a hidroquinona, ele reduz o número de melanócitos na pele e inibe a tirosinase. Isso pode levar a uma pele mais clara e a um tom de pele uniforme.
3. Cremes tópicos e outros tratamentos
Vários cremes tópicos, como ácido kójico, arbutina, extrato de alcaçuz e vitamina C e retinol tópicos, podem remover a pigmentação da pele. Outros tratamentos como peelings químicos e lasers também podem ser feitos para removê-lo. Muitas vezes, uma combinação de terapia com tratamentos tópicos e baseados em procedimentos pode dar resultados aditivos, diz o especialista.
É possível reduzir permanentemente a produção de melanina?
A melanina é continuamente criada pelo corpo de cada pessoa. No entanto, a genética determina sua quantidade. Você pode usar vários remédios para clarear ou até mesmo remover a pigmentação existente, mas ela pode retornar a qualquer momento.
A Food and Drug Administration (FDA) dos EUA emitiu uma carta de advertência em 2022 dizendo que produtos vendidos sem receita médica que contêm hidroquinona podem ser potencialmente perigosos, citando relatos de erupções cutâneas, inchaço no rosto e descoloração. O FDA afirma que o uso desses produtos geralmente não é seguro nem eficaz.
Precauções ao tentar clarear a pele
Ao tentar clarear a pele, você também pode enfrentar certos riscos. Alguns deles poderiam ser:
1. Maior risco de danos causados pelo sol
Menos melanina também significa menos proteção contra os raios solares. Isso aumenta o risco de rugas, textura irregular e descoloração.
2. Maiores chances de câncer de pele
Mais danos causados pelo sol na pele podem aumentar o risco de desenvolver câncer de pele.
3. Sensibilidade e irritação
Os procedimentos de clareamento da pele podem ser agressivos para a pele. Alguns dos efeitos colaterais incluem coceira, vermelhidão e dermatite de contato.
Uma coisa importante a lembrar ao reduzir a pigmentação é ser paciente, pois isso leva tempo. Tratamentos agressivos podem piorar a pigmentação. Siga sempre as orientações médicas antes e depois dos procedimentos cosméticos. Além disso, podem ser necessárias sessões múltiplas para reduzir a hiperpigmentação.
Saúde Molecular
By Team
As informações oferecidas no blog são somente para o seu conhecimento. NUNCA substituem avaliação, diagnóstico, tratamento ou acompanhamento de profissionais de saúde e médicos. Sempre Consulte um profissional de saúde !