Como o estresse afeta o sistema imunológico

O estresse pode ser causado por vários fatores em sua vida. Mas administre isso, pois muito estresse pode afetar seu sistema imunológico.

O sistema imunológico, uma rede de proteínas, órgãos e glóbulos brancos, é responsável pela defesa contra invasores como os germes. Não só protege você de adoecer, mas também ajuda na cura quando você está doente. Portanto, para fortalecer o sistema imunológico, você deve comer alimentos saudáveis, fazer exercícios e dormir bem. Existem também coisas ou hábitos que podem enfraquecer o sistema imunológico. O estresse é um deles. No Mês de Conscientização sobre o Estresse, veja como o estresse pode afetar seu sistema imunológico.

O que é estresse?

O estresse é a resposta natural do seu corpo à pressão ou às demandas da sua vida. Pode ser desencadeada por vários fatores, como trabalho, relacionamentos, preocupações financeiras ou grandes mudanças na vida, incluindo o casamento. Ao enfrentar o estresse, seu corpo libera hormônios como adrenalina e cortisol, preparando-o para uma resposta de “lutar ou fugir”.

1134204

 

Embora o estresse possa ser benéfico até certo ponto, motivando você a ter um melhor desempenho, o estresse crônico, que é um estresse de longo prazo, pode ter efeitos significativamente negativos na saúde física e mental, diz especialista em saúde mental e ciências comportamentais.

Quais são as maneiras pelas quais o estresse pode afetar o sistema imunológico?

Embora o estresse possa prejudicar a pele, também não é bom para o sistema imunológico. Pessoas expostas a factores de stress crónicos como o abuso podem ter desregulação imunitária que pode ser persistente e grave, de acordo com uma investigação de 2015 publicada na revista Current Opinion in Psychology. Veja como o estresse pode afetar o sistema imunológico:

1. Aumento dos níveis de cortisol

O estresse desencadeia a liberação de cortisol, hormônio que auxilia o corpo na resposta ao estresse, afirma a especialista. No entanto, níveis cronicamente elevados de cortisol podem suprimir a função imunológica, reduzindo a produção de linfócitos, que são glóbulos brancos necessários para combater infecções.

2. Inflamação

O estresse prolongado pode promover inflamação no corpo, o que pode afetar a resposta imunológica. A inflamação crônica pode prejudicar a capacidade do corpo de combater patógenos e aumentar a suscetibilidade a doenças.

3. Perturbação dos padrões de sono

O estresse muitas vezes perturba os padrões de sono, resultando em má qualidade do sono ou insônia. Se você não dormir o suficiente, pode enfraquecer o sistema imunológico, tornando-o mais vulnerável a infecções.

4. Impacto na saúde intestinal

O intestino e o sistema imunológico estão intimamente interligados, diz o Dr. Chandhok. O estresse pode perturbar o equilíbrio das bactérias benéficas no microbioma intestinal, prejudicando a função imunológica e aumentando a vulnerabilidade a infecções e inflamações gastrointestinais.

5. Comportamento de enfrentamento negativo

Algumas pessoas podem lidar com o estresse adotando comportamentos prejudiciais, como fumar, consumo excessivo de álcool ou hábitos alimentares inadequados. Esses comportamentos podem comprometer o sistema imunológico e aumentar o risco de infecções e doenças crônicas.

6. Efeitos psicológicos

O estresse pode contribuir para condições psicológicas como ansiedade e depressão, que estão associadas à disfunção imunológica, afirma o especialista. O sofrimento psicológico pode dificultar a comunicação entre o cérebro e o sistema imunológico, resultando na desregulação das respostas imunológicas.

 

1492052

Como gerenciar o estresse para aumentar a imunidade?

Aqui estão algumas maneiras de gerenciar o estresse de forma eficaz e aumentar a imunidade:

1. Exercício regular

Pratique atividades físicas regularmente. Faça da caminhada, corrida, corrida, ioga ou dança uma parte regular do seu estilo de vida. O exercício ajuda na redução dos hormônios do estresse e estimula a produção de endorfinas, promovendo sensação de bem-estar e fortalecendo o sistema imunológico.

2. Dieta saudável

Consumir vegetais, grãos integrais, frutas, proteínas magras e gorduras saudáveis ​​pode ajudar. Alimentos ricos em nutrientes fornecem vitaminas, minerais e antioxidantes essenciais que apoiam a função imunológica e combatem os efeitos do estresse.

3. Técnicas de alívio do estresse

Exercícios de respiração profunda, meditação e atenção plena são algumas das técnicas de relaxamento que você pode praticar. Eles podem ajudar a promover o relaxamento, reduzir os níveis de estresse e melhorar a função imunológica.

4. Sono adequado

Certifique-se de ter um sono de qualidade, portanto, mantenha um horário de sono consistente, crie uma rotina relaxante na hora de dormir e tenha um ambiente de sono confortável. O sono adequado é necessário para o funcionamento imunológico e a saúde geral, afirma o especialista.

5. Apoio social

Não hesite em conversar com familiares, amigos ou grupos de apoio sobre as causas do seu estresse. Interagir com pessoas que se preocupam com você e o compreendem pode fornecer apoio emocional, reduzir sentimentos de isolamento e aliviar o estresse.

6. Gestão do tempo

Priorize tarefas, estabeleça metas realistas relacionadas ao trabalho e à vida pessoal e gerencie seu tempo de maneira eficaz para evitar se sentir sobrecarregado e estressado. Divida as tarefas em etapas menores que podem ser facilmente gerenciadas por você.

7. Limite os estressores

Identifique o que está causando o estresse e tome medidas para minimizar ou evitar os estressores sempre que possível. Fazer isso pode envolver estabelecer limites com as pessoas, dizer não sempre que necessário ou procurar ajuda profissional para estressores contínuos.

8. Hobbies e atividades de lazer

Delicie-se com atividades que trazem alegria e relaxamento, como passar um tempo na natureza ou ouvir música. Reservar um tempo para atividades de lazer pode ajudar a reduzir os níveis de estresse e promover o bem-estar geral.

É importante não ficar estressado o tempo todo. Pode enfraquecer o sistema imunológico, então siga estas dicas para ajudar efetivamente no controle do estresse e apoiar um sistema imunológico saudável.

 

artificial intelligence, brain, think
Saúde Molecular

By Team
As informações oferecidas no blog são somente para o seu conhecimento. NUNCA substituem avaliação, diagnóstico, tratamento ou acompanhamento de profissionais de saúde e médicos.  Sempre Consulte um profissional de saúde !