Aumente seu QI. Sete dicas para aumentar sua inteligência

 

Quociente de inteligência (QI) é uma medida da inteligência e agilidade mental de uma pessoa. Aumente seu quociente de inteligência com essas dicas!

Na era da inteligência artificial, não se pode desconsiderar a importância da inteligência humana! O Quociente de Inteligência (QI) é a medida da inteligência, potencial intelectual e agilidade mental de uma pessoa.

Fatores como genética, saúde, criação, educação, status social ou econômico e estilo de vida podem afetar seu QI. Mesmo se você for alguém com um QI baixo, você sempre pode treinar seu cérebro para ser mais rápido e ágil praticando atividades simples ou desafiando seu cérebro. Se você está se perguntando como aumentar seu QI, deixe-nos compartilhar algumas dicas recomendadas por especialistas para aumentar seu quociente de inteligência.

O que é nível de QI?

Seu nível de quociente de inteligência dá uma ideia justa sobre sua capacidade de raciocínio, junto com outras coisas como visualização espacial, memória e análise quantitativa.

Embora esses fatores desempenhem um papel enorme na determinação de sua inteligência, eles ainda não são os únicos. Além disso, a inteligência cognitiva não é o único fator que pode prever a inteligência ou o sucesso de uma pessoa na vida.

Por exemplo, os testes de QI ajudam a avaliar a inteligência de uma pessoa, mas de forma alguma podem ajudar a medir o nível de criatividade dessa pessoa.

Além disso, os testes de QI também não medem a inteligência emocional ou o pensamento crítico. Na realidade, uma combinação de todos esses fatores é o que determina o sucesso de uma pessoa na vida.

Dito isso, os médicos ainda usam testes de QI como um primeiro passo no diagnóstico de certas condições de saúde mental ou dificuldades de aprendizagem.

Como aumentar seu QI?

Os resultados do seu teste de QI ajudam a dar uma ideia justa sobre sua inteligência, mas suas ações e esforços ao longo da sua vida importam igualmente.

De acordo com o Journal of Intelligence, você pode aumentar seu QI se entregando a exercícios consistentes em várias áreas medidas por testes de QI, o que pode ajudar a aumentar suas pontuações. Além disso, existem algumas atividades que podem ajudar a melhorar seu raciocínio, resolução de problemas e habilidades de planejamento.

1. Atividades relacionadas à memória

Atividades de memória não apenas melhoram sua memória, mas também podem melhorar suas habilidades de raciocínio e linguagem. De acordo com o Journal of Visualized Experiments, jogos de memória têm sido empregados em estudos de pesquisa para explorar a relação entre memória e linguagem ou conhecimento de objetos.

O raciocínio e a linguagem são ambos usados ​​como medidas de inteligência, dizendo, portanto, que as atividades de memória podem desenvolver a inteligência. Algumas das atividades de memória incluem:

• Quebra-cabeças
• Sudoku
• Palavras cruzadas
• Correspondência de cartas

2. Atividades de raciocínio visuespacial

O raciocínio visuoespacial inclui a implementação de processos mentais relacionados a representações físicas. Por exemplo, ler e interpretar um mapa envolve empregar processamento e raciocínio visuespacial.

Esta atividade pode ajudar a aumentar suas pontuações de QI. De acordo com o Frontiers Journal, as habilidades de raciocínio visuespacial foram vinculadas ao desempenho acadêmico de jovens estudantes chineses em matemática e outras disciplinas de leitura.

Algumas atividades incluem:

• Prismas desdobrados
• Modelos 3D
• Atividades de ponto de vista
• Labirintos

3. Habilidades relacionais

A Teoria do Frame Relacional (RFT) está relacionada à cognição humana e ao desenvolvimento da linguagem por meio de associações relacionais. Essa teoria argumenta que o bloco de construção da linguagem humana e da cognição superior é o relacionamento, o que significa a capacidade dos humanos de criar links bidirecionais entre as coisas.

Por exemplo, entender que as palavras “jantar” e “ceia” são duas maneiras distintas de explicar a mesma coisa. Uma pesquisa de 2016 sugere que o uso de RFT como uma intervenção pode melhorar drasticamente as pontuações de QI em crianças.

As atividades que envolvem treinamento relacional incluem:

• livros de aprendizagem de línguas (diferença entre isto e aquilo)
• comparação de objetos (copo cheio versus copo vazio)
• comparação de valores (pequeno versus dez centavos)

4. Ler com frequência

Os livros são um repositório de conhecimento e sabedoria. Você pode desenvolver suas habilidades cognitivas entregando-se à leitura. Na verdade, os benefícios da leitura de livros são ainda mais amplificados quando a leitura de livros se torna parte das atividades de vínculo parental.

De acordo com o Journal of American Academy of Pediatrics Selective Deposit, descobriu-se que quando os pais leem em voz alta para os filhos, é mais provável que a criança desenvolva melhores habilidades de linguagem e desenvolvimento cognitivo.

como aumentar seu QI

5. Aprendizagem contínua através da educação

Não há fim ou limite de idade para o aprendizado por meio da educação. Qualquer forma de educação é vital para o desenvolvimento da inteligência humana.

De acordo com o Psychological Science Journal, um estudo sobre QI e educação realizado por mais de 600.000 participantes foi observado para determinar o efeito da educação nos níveis de QI.

Foi descoberto que os participantes experimentaram um aumento de um a cinco pontos de QI para cada ano adicional de educação formal.

6. Aprender novos idiomas

Não deveria ser surpresa que aprender vários idiomas pode beneficiar o cérebro humano de muitas maneiras. Quanto mais cedo você começar a aprender, melhor. No entanto, a idade em que você aprende é um fator determinante importante para mostrar se aprender um novo idioma vai melhorar seu cérebro ou não.

De acordo com o Journal of Psychology and Aging, adultos que fizeram 11 semanas de treinamento de idiomas não mostraram melhora significativa em suas pontuações de inteligência ou QI.

Aprender um novo idioma certamente pode ajudar a melhorar os índices de QI, mas a janela crítica que influencia os índices de QI é durante a infância.

7. Aprender instrumentos musicais

Aprender música não significa que você tem que se tornar o próximo grande músico. 75 minutos de aulas de música toda semana durante 12 semanas melhoraram drasticamente as pontuações de QI em crianças em idade pré-escolar, de acordo com o Journal of Cognitive Processing. Adultos também podem colher os benefícios de obter treinamento musical.

O Frontiers in Psychology Journal encontrou uma relação positiva entre a duração da prática musical em adultos e o funcionamento executivo.

Paralelamente, apenas ouvir música também é benéfico. Ambientes musicalmente enriquecidos podem melhorar as pontuações de QI verbal das crianças, de acordo com o PloS One Journal.

 

artificial intelligence, brain, think
Saúde Molecular

By Team
As informações oferecidas no blog são somente para o seu conhecimento. NUNCA substituem avaliação, diagnóstico, tratamento ou acompanhamento de profissionais de saúde e médicos.  Sempre Consulte um profissional de saúde !