Pare de jogar fora esses alimentos ricos em vitaminas!

Todos os dias, milhões de pessoas jogam vitaminas e minerais valiosos no lixo. Isso acontece toda vez que eles cortam os pedaços extras de certos vegetais e os jogam fora. Você pode pensar que a melhor maneira de evitar a deficiência de vitaminas é comer vegetais – e você está certo. Mas você pode querer repensar onde você acha que o “vegetal” começa e termina.

Acontece que as partes das plantas que você nunca toca trazem sérios benefícios nutricionais. Muitos (mas não todos) topos, caules e sementes comestíveis são carregados com micronutrientes valiosos. O que são micronutrientes? São vitaminas, minerais e antioxidantes que seu corpo ativo precisa para ter o melhor desempenho e aparência.

Aqui estão algumas das melhores fontes de vitaminas e nutrientes em sua casa, além de maneiras de pegar os náufragos da cozinha e incluí-los de volta em sua dieta.

1. Talos de brócolis

As florzinhas não são a única parte de uma cabeça de brócolis que você deveria comer. Quando a parte externa dura é removida, os caules dos brócolis têm uma textura macia semelhante à dos aspargos e um sabor mais doce do que o topo da floração. O melhor de tudo é que eles estão repletos de vitamina C, que está envolvida em inúmeros processos corporais. Não apenas uma maravilha de um só golpe, os talos de brócolis também são uma fonte de ácido fólico, potássio e manganês.

Brócolis

Modo de preparo dos talos de brócolis: Depois de cortar as florzinhas, use um descascador de vegetais ou uma faca afiada para remover a camada externa dura do talo do brócolis. Corte em fatias finas e adicione a refogados, ovos mexidos, pratos de massa ou qualquer outra coisa que você cozinhe em uma panela. Você também pode ralar o talo descascado e usá-lo cru em saladas e salada de repolho – isso é o que são aquelas populares saladas ensacadas de “salada de brócolis”! Quando cortado em tiras, o talo de brócolis é uma maneira nutritiva de preparar seus molhos saudáveis ​​favoritos.

2. Verduras de beterraba

A beterraba é o vegetal dois por um perfeito: os bulbos ricos em nitrato e as folhas são comestíveis e nutritivos.

Jogue fora ou faça a compostagem dessas verduras levemente amargas e você estará jogando fora grandes quantidades de vitamina C e vitaminas A e K solúveis em gordura. Uma mera xícara de beterraba fornece quase o dobro da quantidade diária recomendada de vitamina K, um nutriente necessário para a coagulação do sangue e para o metabolismo ósseo. E não negligencie as verduras comestíveis ligadas aos rabanetes; eles também podem aumentar a aposta na saúde de sua dieta.

Beterraba

Como preparar folhas de beterraba: Use folhas de beterraba em pratos como saladas, massas e fritadas, como faria com outras folhas verdes ricas em fibras, como espinafre e acelga. Para um acompanhamento nutritivo e delicioso, experimente refogar delicadamente um monte de folhas de beterraba com um pouco de azeite e alho.

3. Talos de cenoura

Em vez de se perguntar: “Que vitaminas devo tomar?” considere perguntar: “Quais são os alimentos mais ricos em vitaminas que tenho na minha geladeira no momento?” As cenouras, com sua abundância de vitamina A e outros micros, devem estar no topo da sua lista. E por falar em topos, por que você está jogando fora esses topos de cenoura? As pontas das cenouras emplumadas são perfeitamente comestíveis e têm um sabor agradável que lembra a salsa.

Embora nenhuma análise nutricional oficial do governo esteja disponível, estas verduras provavelmente contêm nutrientes vitais como a vitamina K encontrada em outras verduras. Também há pesquisas que sugerem que as pontas da cenoura têm um conteúdo antioxidante robusto.

Apenas certifique-se de separar as pontas das cenouras quando voltar do mercado. As pontas das cenouras retiram a umidade das raízes, potencialmente deixando você com cenouras tão moles que nem mesmo o Pernalonga gostaria de mordiscá-las.

Como preparar cenouras: Pique um punhado de cenouras e misture nas saladas do dia a dia, ou use-as como faria com uma erva como a salsa em sopas, saladas de grãos e saladas de feijão. Experimente também usá-los como verdura principal em molhos como pesto, chimichurri ou salsa verde que você usa em carnes e vegetais assados.

4. Sementes de melancia

Claro, é divertido cuspir sementes de melancia, mas é por isso que você deve considerar mantê-las por perto: elas são repletas de nutrientes, principalmente magnésio.

O magnésio faz muito por si só, mas também é necessário tê-lo por perto para a ativação adequada da vitamina D em nosso corpo. Dada a quantidade de vitamina D que está nas manchetes atualmente, vale a pena considerar isso mais do que nunca.

Melancia

Como preparar sementes de melancia: Quando se trata de sementes de melancia, não as cuspa no prato. Em vez disso, asse-os no forno como faria com sementes de abóbora! As sementes torradas agradavelmente com nozes podem então ser usadas para adicionar um toque nutricional a saladas, misturas para trilhas, iogurte, barras energéticas caseiras e até mesmo aveia.

5. Caules de acelga suíça

Principalmente esquecidos em favor das pontas frondosas desta planta, os caules da acelga devem ser tratados como um vegetal obrigatório por si só. Têm textura semelhante ao aipo e sabor agridoce quando consumidos crus, mas textura mais macia e sabor mais suave quando cozidos, o que os torna um complemento saboroso para todos os tipos de pratos, como esta receita de Salmão Grelhado com Manteiga de Pimenta e Cogumelos Assados.

Assim como as pontas das cenouras, não há dados nutricionais oficiais para os caules da acelga. Mas podemos usar a cor deles como guia! Acredita-se que os caules da vibrante acelga arco-íris sejam ricos em antioxidantes que melhoram a saúde, como os carotenóides, bem como o aminoácido glutamina.

Como preparar talos de acelga: Basta picar os talos ou, para dar mais sabor, refogar com alho e azeite e adicioná-los a refogados, omeletes, sopas e ensopados. Se você estiver cozinhando as verduras também, cozinhe primeiro os caules, refogue-os até caramelizar e depois acrescente as verduras nos últimos dois minutos. Em fatias finas, também são um complemento agradável e inesperado para saladas. Algumas pessoas até picam caules de acelga, que podem ser usados ​​para enfeitar todo tipo de coisas, como sanduíches e ovos mexidos.

 

artificial intelligence, brain, think
Saúde Molecular

By Team
As informações oferecidas no blog são somente para o seu conhecimento. NUNCA substituem avaliação, diagnóstico, tratamento ou acompanhamento de profissionais de saúde e médicos.  Sempre Consulte um profissional de saúde !