Depressão matinal: sintomas e causas

 

Sente-se infeliz depois de acordar? Você pode ter depressão matinal. Saiba o que é a depressão matinal e o que fazer a respeito.

Há momentos em que as pessoas não ficam entusiasmadas em acordar de manhã. Eles podem se sentir deprimidos pela manhã, mas melhoram no final do dia. A irritabilidade e a dificuldade em acordar podem piorar a situação.

Se você notar esses sintomas todos os dias ao acordar, pode ser devido à depressão matinal, também conhecida como variação diurna do humor. A má qualidade do sono e o estresse podem levar à depressão matinal. Continue lendo para saber mais sobre a depressão matinal e as etapas que você pode seguir para lidar com ela.

O que é depressão matinal?

Não é incomum acordar sentindo-se um pouco deprimido. Muitas vezes as pessoas se sentem infelizes quando acordam de manhã. Mas esse sentimento desaparece à medida que o dia avança, de acordo com a American Psychological Association.

Mas a depressão matinal é um subtipo de depressão clínica, diz o psicólogo Pallavi Joshi. É caracterizada por sentir-se mais deprimido, ansioso ou agitado pela manhã. Pode afetar significativamente a capacidade funcional de uma pessoa e interferir nas atividades diárias.

Quais são os sintomas da depressão matinal?

Pessoas com depressão matinal podem notar os seguintes sintomas:

  • Sentimentos de tristeza, desesperança ou desespero são normalmente mais pronunciados pela manhã.
  • Pessoas com depressão matinal muitas vezes têm dificuldade para sair da cama e podem sentir sonolência excessiva, mesmo tendo dormido a noite toda.
  • Sensações persistentes de cansaço ou baixos níveis de energia, mesmo após um sono adequado.
  • Aumento da irritabilidade ou agitação, principalmente nas primeiras horas da manhã.
  • Problemas para se concentrar em tarefas ou tomar decisões.
  • Alterações no apetite, que podem se manifestar como aumento ou diminuição do apetite.
  • Evitar interações sociais e desejo de isolar-se dos outros.

Dores de cabeça, dores no corpo e problemas digestivos também podem ser sinais de depressão matinal.

Quais são as causas da depressão matinal?

Se você tem histórico familiar de depressão ou transtornos de humor, pode aumentar o risco de desenvolver depressão matinal. Outras causas, conforme explica o especialista, incluem:

O que fazer se você tiver um colapso nervoso?

1. Fatores biológicos

Neurotransmissores, como serotonina e dopamina, são importantes quando se trata de saúde mental. Embora a serotonina esteja associada à felicidade e à calma, a dopamina e a motivação têm uma conexão. Desequilíbrios nos neurotransmissores podem contribuir para a depressão matinal.

2. Perturbação do ritmo circadiano

O relógio interno do seu corpo é o que lhe diz quando é hora de dormir ou acordar. Perturbações no relógio interno do corpo, como ciclos irregulares de sono-vigília ou trabalho por turnos, podem agravar os sintomas.

3. Eventos estressantes da vida

Divorciou-se depois de muitos anos casado ou perdeu o emprego? Grandes mudanças na vida, experiências traumáticas ou estresse crônico podem desencadear ou piorar os sintomas da depressão, diz o especialista.

Como diagnosticar a depressão matinal?

Diagnosticar a depressão matinal envolve uma avaliação abrangente por um médico, que pode incluir:

  • Faça um exame físico para descobrir se há algum problema de saúde subjacente.
  • Avaliação de sintomas, histórico médico e histórico familiar de transtornos de saúde mental.
  • Avaliação dos padrões e qualidade do sono para identificar quaisquer distúrbios ou interrupções do sono.

Como tratar a depressão matinal?

É essencial consultar um médico se sentir sintomas persistentes de depressão matinal que interfiram no seu funcionamento diário ou na qualidade de vida. Além disso, se você tiver pensamentos de automutilação ou suicídio, procure ajuda imediata de um médico, sugere o especialista. Aqui estão algumas opções de tratamento:

 

1. Psicoterapia

A terapia cognitivo-comportamental (TCC), a terapia interpessoal (IPT) ou outras formas de psicoterapia podem ajudar as pessoas a desenvolver estratégias de enfrentamento, desafiar padrões de pensamento negativos e melhorar a regulação do humor.

2. Medicação

O seu médico pode prescrever medicamentos antidepressivos, como inibidores seletivos da recaptação da serotonina ou inibidores da recaptação da serotonina-norepinefrina. Isso pode ajudar a reequilibrar os níveis de neurotransmissores e aliviar os sintomas.

3. Terapia de luz

A exposição à luz forte, principalmente pela manhã, pode ajudar a regular os ritmos circadianos. Eles podem melhorar o humor em pessoas com depressão matinal, afirma o especialista.

Uma mulher apresentando sintomas de depressão matinal

4. Higiene do sono

Tenha um horário de sono regular e crie um ambiente de sono que seja confortável para você. Pode ser usando luzes fracas ou travesseiros de sua preferência. Além disso, pratique técnicas de relaxamento antes de dormir para promover uma melhor qualidade do sono.

5. Modificações no estilo de vida

Pratique atividades físicas regulares, alimente-se de maneira saudável, evite o álcool e controle o estresse por meio de atividades como atenção plena ou meditação. Essas modificações no estilo de vida podem apoiar a saúde mental geral.

A depressão matinal é um subtipo de depressão caracterizada pelo agravamento dos sintomas nas primeiras horas da manhã.

Seguir aconselhamento médico a tempo, implementar estratégias de tratamento adequadas e adotar hábitos de vida saudáveis ​​são essenciais para controlar os sintomas e melhorar o bem-estar geral.

 

artificial intelligence, brain, think
Saúde Molecular

By Team
As informações oferecidas no blog são somente para o seu conhecimento. NUNCA substituem avaliação, diagnóstico, tratamento ou acompanhamento de profissionais de saúde e médicos.  Sempre Consulte um profissional de saúde !